sábado, fevereiro 18, 2017

Delícias e dores em Jaisalmer

Quando chegamos a Jaisalmer naquela noite, já contabilizávamos mais de 800 km rodados pelas estradas indianas.

O Hotel Jaisalkot nos recebeu com pompas e flores perfumadíssimas, como que querendo nos fazer esquecer que estávamos no meio do nada, a 14 km do centro da cidade, num prédio sem qualquer charme que pretendia imitar os palácios dos marajás.

Nosso jantar, sempre incluído nas diárias, foi um tormento. Éramos as únicas hóspedes do hotel e o pessoal do restaurante parecia não estar preparado para nos servir a refeição. Resultado: ficamos mais de uma hora sentadas à mesa sem comer e obrigadas a assistir a um espetáculo de música altíssima com alguns números de dança. Cansativo e irritante!

Por fim, prepararam um buffet bem sem graça. Comemos mal e nos recolhemos.

Na manhã seguinte, Vilma e Rose amanheceram com problemas gástricos e não puderam participar dos passeios pela cidade.

Acompanhadas do guia local, Ana e eu fomos ao Lago Gadisar, que outrora abastecia de água a cidade e hoje é apenas um local de passeio, com algumas construções antigas e um templo dedicado a Shiva.

De lá, seguimos para o Forte de Jaisalmer, uma fortaleza de pedra dourada, construída  início do século II.

Foto: Ana Oliveira

Ao contrário das outras fortalezas que visitamos, essa é habitada por aproximadamente 3.000 pessoas, uma cidade dentro da cidade, com moradias, lojas restaurantes, templos - inclusive um templo jainista.

O Forte está num terreno alto e de lá se tem uma  bela vista da cidade.

Muitas das casas do lugar têm, na parede da entrada, uma pintura do deus Ganesha com algumas palavras, o nome do casal que vive ali e a data em que se casaram. Costume local, explicou o guia.

Foto: Ana Oliveira
Duas cenas da fortaleza que Ana registrou em vídeo:

• Os pequenos dançarinos, logo na entrada do forte:

• O músico e seu sarangi rasthajani:

Da fortaleza seguimos para a cidade para ver dois grandes havelis. Um deles, o Parwa, pertencente ao governo.

O outro é ainda habitado pelos descendentes dos construtores, que exploram o local com o intuito de angariar fundos para a manutenção do patrimônio.

Os havelis de Jaisalmer são decorados com figuras em relevo na pedra, sem cores. Na minha opinião, são menos bonitos que os que vimos em Mandawa.

Entre uma visita e outra, compramos roupas e demos uma entradinha no Bhang Shop, onde experimentamos e compramos biscoitinhos de maconha, que são vendidos legalmente ali.

(A quem possa interessar, informo que os tais biscoitinhos não fizeram efeito algum, além de muito sono.)

Experimentamos também um doce típico vendido na rua - ghoduwa - feito à base grão de bico, manteiga e especiarias. Segundo o guia, aquele era o melhor lugar para se comer a iguaria. E devia ser mesmo, a julgar pelo tanto de gente que se acotovelava na banca.

Fotos: Ana Oliveira

Na feira, encontramos uma fruta que Ana identificou como sapoti, mas que lá se chama chickoo.

Foto: Ana Oliveira

No final da tarde, Ajay, nosso motorista, nos levou às dunas Sam Sands para um passeio de camelo ao pôr do sol.

Vilma já estava um pouco melhor da indisposição da manhã e foi também. Rose perdeu a farra.

Ana montada no Lucky, Vilma no Michael Jackson e eu no Rocket, seguimos pelas dunas, até um ponto mais alto onde todos os camelos baixavam e "despejavam" os turistas para esperar o pôr do sol.

Foi minha estreia no lombo de um camelo. Achei divertido.

Como havíamos comentado com Ajay sobre o fiasco no jantar do hotel na noite anterior, ele se ofereceu pra nos levar para jantar na cidade.

Vilma e Rose, ainda convalescentes, declinaram.

Ana e eu vestimos as roupinhas compradas pela manhã e fomos jantar no simpático 1st gateno roof top do hotel do mesmo nome. (Ai, que invejinha de quem estava hospedado ali!)

Nessa noite o jantar teve vinho, macarrão e vista para o forte iluminado.

O jantar no 1st gate foi eleito o melhor da temporada na Índia e o Jaisalkot, o pior hotel.